PRÉ-PROJETO
DE PESQUISA
Curso:
Pós-graduação Latu-Sensu em EAD
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso
Professora: Daniela Rocha
Tutor:
Marcelo Wendel Ferreira de Oliveira
Cursistas:
- Rita de Cássia Maia Gusmão
- Rosevania Correia Nunes da Mata
1
– Tema:
Estudo
dos fatores limitantes
e desafios do curso técnico de multimeios didáticos, na visão dos tutores do
Profuncionários/IFNMG.
2
– Apresentação e justificativa
Diante
da realidade que nos foram apresentadas como tutoras do curso técnico do
programa Profuncionários, no curso em Multimeios Didático do Instituto Federal
do Norte de Minas Gerais - Montes Claros/ Polo avançado de Capitão Enéas – MG,
discutiremos as dificuldades e especificidades encontradas no decorrer do nosso
trabalho.
Assim,
levantaremos discussões sobre o prisma do olhar do tutor/docente diante dos
desafios enfrentados pela EaD na busca da democratização do ensino e incentivo
a busca do conhecimento dos profissionais envolvidos.
Esta
pesquisa terá como sujeitos tutores presenciais e a distância Curso Técnico em
Multimeios Didático / PROFUNCIONARIOS do Instituto Federal do Norte de Minas
Gerais- Polo Montes Claros – MG. O estudo em pauta situa-se na área de GESTÃO
DE CURSOS A DISTÂNCIA.
3 – Questão norteadora
- Quais foram os
principais fatores limitantes do curso
técnico de multimeios didáticos do profuncionários nas pequenas cidades?
- Quais
são os desafios encontrados pela tutoria que servirão de discussão na busca de
um ensino de qualidade no EaD?
- Por
que apesar deste curso ser voltado para funcionários da educação, conta com um
grande número de alunos desistentes?
-
Quais as principais dificuldades que os alunos do curso em questão enfrentam no
seu dia a dia para estudar?
4 – Objetivos
Geral:
·
Identificar
e discutir os desafios encontrados pelos tutores no curso Multimeios didáticos do
Curso Técnico em Multimeios Didáticos do Profuncionario no IFNMG.
Específicos:
·
Identificar na, literatura, os Fatores limitantes
que permeiam a operacionalização dos cursos técnicos a distância.
·
Propor estratégias que poderia contribuir
para melhoria do processo ensino aprendizagem na modalidade EaD.
·
Discutir as peculiaridades e entraves que
inviabilizam o trabalho adequado da tutoria na EaD
·
Servir de orientação aos futuros tutores do
Profuncionário.
·
Levantar possíveis medidas de prevenção e combate a
evasão dos referidos cursos.
5 – Referencial teórico
Nas
últimas duas décadas a evolução das tecnologias tem proporcionado grandes oportunidades
para o processo de formação profissional. Estamos vivendo em um mundo
competitivo, onde as inovações tecnológicas estão inseridas em todas as áreas
de nossas vidas. Apropriarmos de tais habilidades e competências tem se tornado
essencial em nossas vidas.
O
ensino a distância no programa profuncionário/IFNMG surgiu em decorrência da
necessidade da construção de uma identidade dos funcionários da educação básica
através da profissionalização. O profuncionário tem sido muito importante para
a promoção de oportunidades para muitas pessoas, devido a facilidade que
dispões de romper barreiras como: distância, o difícil acesso e a falta de
tempo, o ensino a distância facilita que cada um faça o seu horário de acordo
com o tempo que dispõe. O ensino a distância pode ter um papel complementar ou
paralelo aos programas do sistema tradicional de ensino. Por vezes, é a única
oportunidade de estudo oferecida a adultos engajados na força de trabalho.
Porém, é notório os desafios que inviabilizam um resultado satisfatório tanto
no ponto de vista de quem procura o curso e de quem o oferta.
Falar
da educação a distância, especialmente no programa profuncionário/IFNMG, é
realmente bastante complexo, pois, pelo que percebemos existem diversas
realidades envolvidas neste processo, ou seja há uma gama de situações que
devem ser analisadas caso a caso. Entre vários desafios que iremos discutir,
enfatizaremos a Evasão dos cursistas, pois talvez seja um dos mais instigantes
nas nossas indagações. Lembramos ainda que muitos dos desafios que nós tutores
enfrentamos, na grande maioria levam a esse fim.
Os
desafios são muitos e no caso da evasão, partiremos do pressuposto que a evasão
inicial é resultado da forma não apropriada de recrutamento e divulgação do
curso, quanto a evasão no decorrer do curso, levantaremos várias questões que
achamos oportuno serem investigadas, como: pouco conhecimento do uso do
computador, da Internet e suas tecnologias, carga horária extensa, atividades
em um nível de dificuldade superior ao habitual, laboratórios precários,
dificuldade de acesso ao Polo avançado nos dias de aulas presenciais e outros.
Nesse
contexto, os tutores presenciais e a distância são os maiores responsáveis pela
interação do aluno na modalidade de ensino a distância, configurando assim o
princípio dos seus desafios diante dessa tarefa de manter o cursista em
satisfatória interatividade. Um dos grandes desafios então seria uma dedicação
que muitas vezes não nos é bem valorizada pois, “Para que isso ocorra de fato,
é preciso que as instituições reconheçam o valor dos seus tutores, de modo que
eles possam dedicar boa parte de seu tempo aos alunos que orientam” (PORCARI,
2013, p.17).
Segundo Litwin (2001), são desafios permanentes da educação a distância:
o sentido político original da oferta, os suportes tecnológicos adequados para
o desenvolvimento dos conteúdos, as propostas de ensino e a concepção de
aprendizagem e o tratamento adequado aos desafios da ‘distância’ são entre
alunos e docentes e entre os próprios alunos. Porém dentre outros o desafio
mais significante continua sendo o seu sentido democratizante, a qualidade da
proposta pedagógica de seus materiais e a gestão de sses dois conceitos.
6 – Metodologia
A metodologia utilizada constará de análise documental, relato de
experiências das autoras do artigo. Os resultados deverão apontar um conjunto
de fatores que tem se mostrado como desafios, em sua maioria provavelmente
ligados à estrutura do curso, aspectos pessoais e da cultura regional em
relação a educação á distância. As estratégias propostas buscam ações
corretivas e preventivas para evitar a evasão e garantir um melhor desempenho
nas futuras turmas do curso ofertado.
O estudo
em pauta será desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa será feito uma ampla revisão de literatura de diversos
autores e obras relacionadas ao tema, para melhor esclarecimento da questão. A segunda
etapa da pesquisa terá como foco, os relatos dos tutores presenciais e a
distância do curso técnico de multimeiros
didáticos do
PROFUNCIONÁRIOS realizado pelo IFNMG, em especial das turmas do Polo avançado
de Capitão Enéas, no ano de 2013/2014/2015.
7- Cronograma
Cronograma
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2015
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Junho
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Julho
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Agosto
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Levantamento bibliográfico
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X
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Pressupostos teóricos
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X
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X
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X
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Procedimentos da Análise
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X
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Conclusão
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X
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Revisão
final
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X
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Apresentação
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X
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7 – Referências
ABBAD, G., Carvalho, R. S., & Zerbini, T.
(2006). Evasão em curso via internet:
Explorando variáveis explicativas. RAE Eletrônica, 7(2), 1676-5648.
doi:10.1590/S1676-56482006000200008
ALMEIDA, O. C. S. (2007). Evasão de cursos a distância:
Validação de instrumento, fatores influenciadores e cronologia da desistência
(Dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Brasília, DF.
LITWIN,
Edith (Org.) Educação a distância –
temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed
Editora, 2001.
ODILON,
N. J. Identificação e descrição de
fatores críticos de su
cesso em iniciativas brasileiras de telecentros. 2006.
Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília.
OLIVEIRA,
O. J. et al. Gestão da Qualidade.
São Paulo: Thomson, 2006.
PORCARI, Emerson Carneiro. Há relação humana na interação professor-aluno em Educação a Distância?
Revista Educação a Distância,
Batatais, v. 3, n. 1, p. 9-24, jan./dez. 2013. Disponivel em
http://claretianorc.com.br/download?caminho=upload/cms/revista/sumarios/176.pdf&arquivo=sumario1.pdf
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