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PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Curso: Pós-graduação Latu-Sensu em EAD
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso
Professora: Daniela Rocha
Tutor: Marcelo Wendel Ferreira de Oliveira                
Cursistas:
          - Rita de Cássia Maia Gusmão
          - Rosevania Correia Nunes da Mata
 

1 – Tema:
Estudo dos fatores limitantes e desafios do curso técnico de multimeios didáticos, na visão dos tutores do Profuncionários/IFNMG.

2 – Apresentação e justificativa

Diante da realidade que nos foram apresentadas como tutoras do curso técnico do programa Profuncionários, no curso em Multimeios Didático do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Montes Claros/ Polo avançado de Capitão Enéas – MG, discutiremos as dificuldades e especificidades encontradas no decorrer do nosso trabalho.
Assim, levantaremos discussões sobre o prisma do olhar do tutor/docente diante dos desafios enfrentados pela EaD na busca da democratização do ensino e incentivo a busca do conhecimento dos profissionais envolvidos.
Esta pesquisa terá como sujeitos tutores presenciais e a distância Curso Técnico em Multimeios Didático / PROFUNCIONARIOS do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Polo Montes Claros – MG. O estudo em pauta situa-se na área de GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA.
3 – Questão norteadora
- Quais foram os principais fatores limitantes  do curso técnico de multimeios didáticos do profuncionários nas pequenas cidades?

- Quais são os desafios encontrados pela tutoria que servirão de discussão na busca de um ensino de qualidade no EaD?
- Por que apesar deste curso ser voltado para funcionários da educação, conta com um grande número de alunos desistentes?
- Quais as principais dificuldades que os alunos do curso em questão enfrentam no seu dia a dia para estudar?

4 – Objetivos

Geral:
·         Identificar e discutir os desafios encontrados pelos tutores no curso Multimeios didáticos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos do Profuncionario no IFNMG.

Específicos:
·         Identificar na, literatura, os Fatores limitantes que permeiam a operacionalização dos cursos técnicos a distância.
·         Propor estratégias que poderia contribuir para melhoria do processo ensino aprendizagem na modalidade EaD.
·         Discutir as peculiaridades e entraves que inviabilizam o trabalho adequado da tutoria na EaD
·         Servir de orientação aos futuros tutores do Profuncionário.
·         Levantar possíveis medidas de prevenção e combate a evasão dos referidos cursos.

5 – Referencial teórico

             Nas últimas duas décadas a evolução das tecnologias tem proporcionado grandes oportunidades para o processo de formação profissional. Estamos vivendo em um mundo competitivo, onde as inovações tecnológicas estão inseridas em todas as áreas de nossas vidas. Apropriarmos de tais habilidades e competências tem se tornado essencial em nossas vidas.

              O ensino a distância no programa profuncionário/IFNMG surgiu em decorrência da necessidade da construção de uma identidade dos funcionários da educação básica através da profissionalização. O profuncionário tem sido muito importante para a promoção de oportunidades para muitas pessoas, devido a facilidade que dispões de romper barreiras como: distância, o difícil acesso e a falta de tempo, o ensino a distância facilita que cada um faça o seu horário de acordo com o tempo que dispõe. O ensino a distância pode ter um papel complementar ou paralelo aos programas do sistema tradicional de ensino. Por vezes, é a única oportunidade de estudo oferecida a adultos engajados na força de trabalho. Porém, é notório os desafios que inviabilizam um resultado satisfatório tanto no ponto de vista de quem procura o curso e de quem o oferta.

              Falar da educação a distância, especialmente no programa profuncionário/IFNMG, é realmente bastante complexo, pois, pelo que percebemos existem diversas realidades envolvidas neste processo, ou seja há uma gama de situações que devem ser analisadas caso a caso. Entre vários desafios que iremos discutir, enfatizaremos a Evasão dos cursistas, pois talvez seja um dos mais instigantes nas nossas indagações. Lembramos ainda que muitos dos desafios que nós tutores enfrentamos, na grande maioria levam a esse fim.

             Os desafios são muitos e no caso da evasão, partiremos do pressuposto que a evasão inicial é resultado da forma não apropriada de recrutamento e divulgação do curso, quanto a evasão no decorrer do curso, levantaremos várias questões que achamos oportuno serem investigadas, como: pouco conhecimento do uso do computador, da Internet e suas tecnologias, carga horária extensa, atividades em um nível de dificuldade superior ao habitual, laboratórios precários, dificuldade de acesso ao Polo avançado nos dias de aulas presenciais e outros.

              Nesse contexto, os tutores presenciais e a distância são os maiores responsáveis pela interação do aluno na modalidade de ensino a distância, configurando assim o princípio dos seus desafios diante dessa tarefa de manter o cursista em satisfatória interatividade. Um dos grandes desafios então seria uma dedicação que muitas vezes não nos é bem valorizada pois, “Para que isso ocorra de fato, é preciso que as instituições reconheçam o valor dos seus tutores, de modo que eles possam dedicar boa parte de seu tempo aos alunos que orientam” (PORCARI, 2013, p.17).

              Segundo Litwin (2001), são desafios permanentes da educação a distância: o sentido político original da oferta, os suportes tecnológicos adequados para o desenvolvimento dos conteúdos, as propostas de ensino e a concepção de aprendizagem e o tratamento adequado aos desafios da ‘distância’ são entre alunos e docentes e entre os próprios alunos. Porém dentre outros o desafio mais significante continua sendo o seu sentido democratizante, a qualidade da proposta pedagógica de seus materiais e a gestão de sses dois conceitos.


6 – Metodologia

               A metodologia utilizada constará de análise documental, relato de experiências das autoras do artigo. Os resultados deverão apontar um conjunto de fatores que tem se mostrado como desafios, em sua maioria provavelmente ligados à estrutura do curso, aspectos pessoais e da cultura regional em relação a educação á distância. As estratégias propostas buscam ações corretivas e preventivas para evitar a evasão e garantir um melhor desempenho nas futuras turmas do curso ofertado.

O estudo em pauta será desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa será feito  uma  ampla revisão de literatura de diversos autores e obras relacionadas ao tema, para melhor esclarecimento da questão. A segunda etapa da pesquisa terá como foco, os relatos dos tutores presenciais e a distância do curso técnico de multimeiros didáticos do PROFUNCIONÁRIOS realizado pelo IFNMG, em especial das turmas do Polo avançado de Capitão Enéas, no ano de 2013/2014/2015.



 7-  Cronograma
Cronograma

2015
Junho
Julho
Agosto
Levantamento bibliográfico
X


Pressupostos teóricos 
X
X
X
Procedimentos da Análise

X

Conclusão


X
Revisão final

X

Apresentação


X

7 – Referências

ABBAD, G., Carvalho, R. S., & Zerbini, T. (2006). Evasão em curso via internet: Explorando variáveis explicativas. RAE Eletrônica, 7(2), 1676-5648. doi:10.1590/S1676-56482006000200008

ALMEIDA, O. C. S. (2007). Evasão de cursos a distância: Validação de instrumento, fatores influenciadores e cronologia da desistência (Dissertação de mestrado não publicada). Universidade de Brasília, DF.

LITWIN, Edith (Org.) Educação a distância – temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

ODILON, N. J. Identificação e descrição de fatores críticos de su
cesso em iniciativas brasileiras de telecentros. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Brasília.

OLIVEIRA, O. J. et al. Gestão da Qualidade. São Paulo: Thomson, 2006.

PORCARI, Emerson Carneiro. Há relação humana na interação professor-aluno em Educação a Distância? Revista Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 9-24, jan./dez. 2013. Disponivel em
http://claretianorc.com.br/download?caminho=upload/cms/revista/sumarios/176.pdf&arquivo=sumario1.pdf

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