Rosevânia Correia
Nunes1; Rubens Gabriel Caires Campos2;
Sérgio Renard da Siva
Reis3.
¹Discente do curso latu
sensu em Educação à Distância - IFNM; 2Discente do curso latu sensu em Educação à Distância -
IFNM; 3Discente do curso latu
sensu em Educação à Distância – IFNM.
Resumo:
É
fato, que as tecnologias digitais invadiram todos os setores da vida das
pessoas, associado ás políticas sociais que a favoreceram, a educação a
distância experimentou um acentuado crescimento nos últimos anos. O presente
trabalho tem por objetivo analisar os desafios do docente que atua na
modalidade a distância – EAD, especificamente refletir sobre os saberes
necessários para uma atuação eficaz, assim como avaliar esses saberes na voz
dos atores pesquisados. Considerando docência online alicerçada sob três pilares:
didático, pedagógico e tecnológico,
avaliou-se os saberes necessários a prática docente na educação a distância na
dimensão, conceitual - saber teórico, procedimental - saber fazer e atitudinal
- saber ser, posto que a polidocência é a base da EAD e que todos os atores
envolvidos devem relaciona-se de forma dinâmica, para que a construção do
conhecimento e dos processos reflexivos, possam
ser refletidos na formação do estudante.
Palavras-chave: Ensino
a distância, didática, docência tutorial.
Introdução
Nas últimas décadas as
evoluções tecnológicas, em especial a internet, tem gerado grandes transformações
para o processo educacional. Nos apropriar de tais recursos tem se tornado
essencial na construção de um modelo educativo que preze a qualidade. É
imprescindível delinearmos quais os saberes necessários para eficácia de sua
atuação neste contexto, posto que as evoluções tecnológicas vieram para ficar. De
forma irreversível a Internet transformou a vida do homem contemporâneo,
tecendo suas vidas (CASTELLS, 2003). O
professor, então, deverá ser capaz de ampliar a “gama de situações e
procedimentos de aprendizagem, levando em conta a diversidade dos aprendizes”
(PERRENOUD, 2001b, p.9-10).
Refletir sobre a natureza do saber docente e da sua incorporação na
prática pedagógica requer a compreensão da dimensão social dos saberes,
superando-se uma visão meramente “mentalista” que reduz o saber a processos
mentais, cujo suporte é somente a atividade cognitiva do indivíduo. Além do
cognitivismo, a tendência comportamentalista tem sido bastante criticada por
centrar seu enfoque no processo-produto, acreditando que a eficácia do ensino
está pautada no comportamento dos professores eficientes, gerando impactos
sobre o produto, a aprendizagem dos alunos (GAUTHIER, 1998).
Nessa perspectiva, o conhecimento é algo externo ao professor, sendo que
a subjetividade e as interações em sala de aula são ignoradas. Contra essa
lógica, Tardif (2002) propõe uma abordagem social sobre o saber docente, sem
contudo, descartar a dimensão individual dos espaços cotidianos, ao compreender
o que os professores pensam, fazem e dizem. Para a garantia de um
trabalho docente com eficácia na tutoria é imprescindível que o professor tutor
esteja sempre em processo de aprendizagem. A aprendizagem em relação aos
saberes necessários à docência online, consiste na presença das dimensões
didáticas, pedagógicas e tecnológicas que se interligam numa compreensão interdisciplinar.
Docência virtual e
presencial: diferenças e semelhanças
Para análise e
conhecimento dos saberes necessários à docência on line, devemos compreender as
diferenças e semelhanças entre docência presencial e docência virtual. É
possível observar que as duas modalidades de educação estão se aproximando de
um modelo híbrido, tese citada por Luiz Antônio da Rocha Andrade; Elisabete
Monteiro de Aguiar Pereira (2012) e defendida por Tori (2010) e Luzzi (2007) .
Mas, embora haja muitas semelhanças, não é possível planejar e desenvolver uma
aula virtual da mesma maneira que uma aula presencial.
Na modalidade
presencial “normalmente, os docentes estão acostumados a trabalhar de modo
autônomo/individual/solitário, em que apenas um educador é responsável pelo
conjunto de atividades do processo de ensino-aprendizagem. Em contraposição na
polidocência, típica da EaD, o docente se vê envolvido com uma equipe que deve
trabalhar de forma integrada e harmônica para o sucesso da disciplina. Nessa
condição coletiva da docência na EaD não há muito espaço para o improviso, para
o inusitado, pois a interação mediada por tecnologias necessita de um mínimo de
certeza para que os interlocutores possam se comunicar” (Denise Abreu-e-Lima e Daniel Mill, 2013). Nesse caso a docência prevê a
participação de diferentes profissionais da educação, sendo portanto,
partilhada e cada figura pode desempenhar com maior eficiência o seu papel, de
forma mais colaborativa ou ainda mais fragmentada (específica).
O exercício da
docência na EaD abarca as mesmas discussões da docência presencial, mas agrega
novos elementos, novas dificuldades e novos desafios – o que exige novas
reflexões e novas iniciativas dos docentes e gestores no planejamento e oferta
de cursos pela EaD (Mill; Pimentel, 2010). Enquanto o docente da modalidade
presencial deve possui conhecimentos específicos da disciplina; os saberes
didático-pedagógicos do exercício docente, tanto para organizar os
conhecimentos da disciplina nos materiais didáticos quanto para acompanhar os
estudantes; e os saberes técnicos, para manuseio dos artefatos e tecnologias
processuais, para promover a aprendizagem de conhecimentos dos estudantes. O
docente da EAD deve ter além dos saberes inerentes ao docente presencial,
outros saberes como: capacidade de estabelecer e manter orientações para o
processo de aprendizagem mesmo a distância. Dominar as TICs, dialogar com
profissionais de outras áreas, adaptar materiais didáticos a linguagem
multimidiática.
A docência em Ead
É consenso que
os diferentes tipos de docência são importantes para a organização e
desenvolvimento da EaD, uma vez que podem apresentar extrema importância nas
possíveis variações nas relações entre docentes da EaD. Como destaca Mill
(2006), não podemos esquecer que a polidocência é a base da EAD e que todos os
atores envolvidos devem relaciona-se de forma dinâmica. Os papeis do docente em
EAD muitas vezes se misturam, de acordo com os diversos modelos de estruturação
de cursos. Em geral temos, a docência tutorial que se caracteriza pelo
acompanhamento dos alunos nos estudos destes, a docência-formação que se caracteriza pela oferta da disciplina,
enquanto a docência-autoria se caracteriza pela preparação do material didático
em algumas mídias (impressa, audiovisual, virtual, etc.).
Ao usar um
conjunto de estratégias pedagógicas preestabelecidas ( pelo docente formador)
para uma aprendizagem enriquecedora, o tutor da ead pode ser entendido como
aquele que apoia a construção do conhecimento e dos processos reflexivos de estudantes.
Compreendemos
que o docente tutor e o docente formador têm papel definido, embora suas ações
devem se interagir, existindo entre eles uma perfeita sintonia em busca do
sucesso.
Docência tutorial
O tutor
desempenha um papel chave no processo de ensino-aprendizagem na EaD, segundo
Maggio (2001) e Mill (2006), e sinaliza o despontar de novos saberes docentes,
novos comportamentos de aprendizagem e novas racionalidades (Kenski,
1998). Maggio (2001) foi bastante feliz
quando afirmou que “o bom tutor é o bom docente…” pois, as ações do docente na
educação presencial, servirá de subsídio a suas ações no exercício da tutoria.
A tutoria
constitui um dos termos mais controversos da modalidade de educação a distância
(EaD), tanto na sua terminologia (concepções diversificadas) quanto nas suas
funções e competências (variadas e até contraditórias). Isso pode ser observado
na literatura, em investigações científicas e práticas cotidianas da tutoria
(Mills 2006).
Na ead, a ideia de guia prevalece nas definições de tutor,
sendo aquele que organiza e facilita a participação dos estudantes, usando um
conjunto de estratégias pedagógicas preestabelecidas para uma aprendizagem
enriquecedora. o tutor da ead pode ser entendido como aquele que apoia a
construção do conhecimento e dos processos reflexivos de estudantes.
Saberes
conceituais
O conceito é
considerado um instrumento do conhecimento, quanto a dimensão conceitual que
engloba o saber teórico, Coll et all (1998, p.23), evocam “que a aquisição de
conceitos baseia-se na aprendizagem significativa, que requer uma atitude ou
orientação mais ativa com respeito à própria aprendizagem, [...], deve ter mais
autonomia na definição de seus objetivos, suas atividades e seus fins”.
Esse saber
conceitual permite ao professor tutor ter a visão de “o que ensinar” com
domínio de conteúdo que é imprescindível para atuar no ambiente virtual de
aprendizagem e nas aulas presenciais, dentro de um processo de aprendizagem
colaborativa em que educando e educador interagem na troca de saberes numa
condição emancipatória.
Saberes procedimentais
Conforme Coll e
et all (1998, p.77) a dimensão procedimental evoca “o conjunto de ações ou
decisões que compõem a elaboração ou a participação é o que chamamos de
procedimento”. Os procedimentos são representados conforme Coll et all (1998,
p.76) pelos “hábitos, técnicas, habilidades,métodos e rotinas” e estão voltados
para a consecução da prática docente na atuação tutorial.
Os conteúdos
procedimentais são o conjunto de ações ordenadas, que buscam a realização de um
objetivo. Na docência on line os procedimentos são reconhecidos no planejamento
das ações, no conteúdo a ser dado, quer seja no ambiente virtual ou na aula
presencial, na explicação do que vai ser ensinado ao aluno, no caso da leitura
e explicação da ementa da disciplina que faz parte da rotina a cada vez que uma
disciplina vai iniciar. Na utilização da tecnologia. Nas habilidades em
administrar o tempo para dar retorno aos alunos a respeito de seus
questionamentos, perguntas e dúvidas no ambiente virtual quando das atividades
assíncronas ou síncronas e no cumprimento dos prazos estabelecidos no
cronograma da disciplina. É necessário que o tutor tenha o saber tecnológico,
para atuar nas mídias digitais e exercer a docência com propriedade. Esse saber
tecnológico visa interagir com os alunos, acompanhar as atividades, realizar as
avaliações, motivar o acesso frequente, interagir com os conteúdos da
disciplina já previamente elaborados e com novos conteúdos e enriquecendo o
conhecimento intelectual dos alunos.
Saberes atitudinais
Os saberes atitudinais são apreendidos no momento em
que são praticados e abrangem atitudes e posturas inerentes ao papel
atribuído ao educador, tais como disciplina, pontualidade, coerência, clareza,
justiça e eqüidade, diálogo, respeito às pessoas dos educandos, atenção às suas
dificuldades etc. Trata-se de competências que se prendem à identidade e
conformam a personalidade do educador, mas que são objeto da formação tanto
espontânea, como deliberada e sistemática.
Coll et all
(1998, p. 122) cita Krech e Crutchfield que definem a atitude como “uma
organização duradoura de processos motivacionais, emocionais, perceptivos e
cognitivos em relação a algum aspecto do mundo do indivíduo”. Coll et all
(1998, p.132) ainda acrescenta que o “caráter dinâmico” das atitudes está no
“contexto da ação”.
A ação tutorial se move pela motivação na medida em que o professor tutor desenvolve tanto na sala de aula virtual como na aula presencial incentivos, apoio aos alunos a participarem das atividades da disciplina que se inicia, a estudarem o conteúdo da disciplina e finalmente, a continuarem no curso quando no término de mais uma disciplina.
Conclusões
Existe um
conjunto de conhecimentos e saberes essenciais à docência virtual, para além
dos saberes já tradicionalmente estabelecidos para a docência presencial. Esse
conjunto é composto por um grande rol de conhecimentos, que se organizam dependendo
da função do docente. A maioria desses saberes está relacionada ao uso intenso
das tecnologias digitais de informação e comunicação, ou seja, docência virtual
engloba os saberes da docência tradicionais e a implementação de recursos
tecnológicos. Em todos os setores, houve uma modificação na atuação dos
profissionais após advento da eletrônica e informática. A docência virtual, online, a distância, nada mais é do que
esta evolução aplicada à educação, tendo como exemplo didático o ensino
híbrido. Temos por hipótese que as
adequações que geram o conhecimento, seu contexto de produção e recepção, estão
diretamente relacionadas com as necessidades e constrangimentos da prática
profissional, o que permite articular essas duas categorias de análise para
ampliar o instrumental teórico e poder dar conta do desafio proposto.
Portanto, é necessário que a educação possibilite dinâmicas pedagógicas que não se limitem à simples transmissão ou disponibilização de informações, mas que esteja inserida no contexto da cibercultura, demandando atitudes, modos de pensamento, valores construídos por novas práticas comunicacionais no ciberespaço (e-mails, listas, weblogs, jornalismo online, chats).
Referências
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a distância e ensino presencial: convergência de tecnologias e práticas
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CASTELLS, M. A
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Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Insira aqui as referências de acordo com o tipo de
publicação conforme Norma da ABNT 6023/2002.
COLL.
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Neves. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
BRITO, S.. Docência online no
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Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=192892
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LUZZI, D. A. O papel da educação a distância na
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Disponível em
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Acesso em 22 de janeiro de 2015.
TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação
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híbridos ou blended learning. In: In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a Distância:
o estado da arte. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.
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