quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Educação Atual e os Avanços da Tecnologia




Nas últimas duas décadas a evolução das tecnologias tem proporcionado grandes oportunidades para o processo educativo. Estamos vivendo em um mundo mudanças rápidas, onde as inovações tecnológicas estão inseridas em todas as áreas de nossas vidas. Nos apropriar de tais habilidades e competências tem se tornado essencial em nossas vidas.

Nos moldes atuais da educação, o professor ainda assume o papel de ferramenta essencial no processo educativo. Observamos que ao longo dos anos o professor tem sido um instrumento que norteia e orienta a construção cognitiva deste aluno, agindo como elo de ligação entre o aprendiz e o conhecimento, sempre presente mesmo quando fisicamente está em outro espaço geográfico, como no caso da EAD. É necessário compreender e aceitar que as tecnologias cada vez mais interativas vem facilitando a autonomia do educando, e dando-lhe cada vez mais independência no processo de aprendizagem.
É preciso nos conscientizarmos que estamos todos (aluno/professor) em construção, e a aquisição do conhecimento é um processo que nunca termina. O professor/educador se coloca neste novo contexto como um “eterno aprendiz” e não mais assume como antes, o papel de “detentor do conhecimento”.

Ao destacarmos o tripé aluno-professor-conhecimento no contexto atual, é impossível desvincular a Educação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as chamadas TDIC, pois se assim agirmos estaremos provocando a nossa extinção, passaremos a ser tratados como instrumento não necessário ao processo de ensino/aprendizagem. Portanto, reafirmaremos a importância de nossa função, buscando sempre novos conhecimentos para as aplicações das tecnologias e intensificando esforços na construção de saberes e valores, necessários aos novos desafios da educação.

Destacamos ainda, que o processo de humanização jamais poderá ser excluído do conjunto de ações necessárias à construção do conhecimento. E para isso, nós professores/educadores precisamos está conscientes que somente uma educação emancipatória e libertadora poderá sobreviver em uma sociedade moderna, na qual a tecnologia avança vorazmente sobre todo o processo de formação da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário