Nas últimas duas décadas a evolução
das tecnologias tem proporcionado grandes oportunidades para o processo
educativo. Estamos vivendo em um mundo mudanças rápidas, onde as inovações
tecnológicas estão inseridas em todas as áreas de nossas vidas. Nos apropriar
de tais habilidades e competências tem se tornado essencial em nossas vidas.
Nos moldes atuais da educação, o
professor ainda assume o papel de ferramenta essencial no processo educativo.
Observamos que ao longo dos anos o professor tem
sido um instrumento que norteia e orienta a construção cognitiva deste aluno,
agindo como elo de ligação entre o aprendiz e o conhecimento, sempre presente
mesmo quando fisicamente está em outro espaço geográfico, como no caso da EAD.
É necessário compreender e aceitar que as tecnologias cada vez mais interativas
vem facilitando a autonomia do educando, e dando-lhe cada vez mais
independência no processo de aprendizagem.
É preciso nos conscientizarmos que estamos todos (aluno/professor) em construção, e a aquisição do conhecimento é um processo que nunca termina. O professor/educador se coloca neste novo contexto como um “eterno aprendiz” e não mais assume como antes, o papel de “detentor do conhecimento”.
É preciso nos conscientizarmos que estamos todos (aluno/professor) em construção, e a aquisição do conhecimento é um processo que nunca termina. O professor/educador se coloca neste novo contexto como um “eterno aprendiz” e não mais assume como antes, o papel de “detentor do conhecimento”.
Ao destacarmos o tripé aluno-professor-conhecimento no contexto atual, é impossível desvincular a Educação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as chamadas TDIC, pois se assim agirmos estaremos provocando a nossa extinção, passaremos a ser tratados como instrumento não necessário ao processo de ensino/aprendizagem. Portanto, reafirmaremos a importância de nossa função, buscando sempre novos conhecimentos para as aplicações das tecnologias e intensificando esforços na construção de saberes e valores, necessários aos novos desafios da educação.
Destacamos ainda, que o processo de humanização jamais poderá ser excluído do conjunto de ações necessárias à construção do conhecimento. E para isso, nós professores/educadores precisamos está conscientes que somente uma educação emancipatória e libertadora poderá sobreviver em uma sociedade moderna, na qual a tecnologia avança vorazmente sobre todo o processo de formação da humanidade.
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